Crítica – Invocação do Mal

the_conjuring_trailer_banner_4_2_13

Postado Por: Lara Gutierrez

Um dos filmes de terror mais aguardados do ano, tendo sua estreia em território nacional estrategicamente numa adorável sexta-feira 13. Veio com uma aprovação quase que geral tanto de público quanto de crítica, e, devo confessar que raríssimos filmes de terror conseguem estabelecer uma linear entre o horror lento e psicológico e o escrachado, mas “Invocação do Mal” faz isso magistralmente bem.

O longa conta a história (baseada em fatos reais) dos “demonologistas” – especialistas em atividades paranormais – Ed e Lorraine Warren (Patrick Wilson e Vera Famiga, respectivamente)  que ganham a vida fazendo palestras ou resolvendo casos sobrenaturais. Mas andam parados desde um último caso em que algo saiu do controle e deixou Lorraine doente por dias.

O filme inicia como um relato documental explicando de maneira bem pedagógica o trabalho dos Warren e dando uma aterradora introdução anunciando que de todas as histórias que eles já presenciaram esta foi mantida em segredo até agora por seu grau de horror. A partir daí o filme começa, e você já sente um leve desconforto, e fica nervoso esperando o que está por vir. Ou seja, simplesmente um toque essencial para qualquer terror e que o diretor (James Wan) soube colocar no filme lindamente.

A grande tacada do filme é que a família vítima, os Perron, são extremamente simplistas. Um pai, uma mãe, 5 lindas filhas. Ou seja, gente comum, que você convive ou até se identifica, o que só deixa tudo bem mais verossímil. E isso é o ponto alto da trama, a verossimilhança. Tudo parece absurdamente real, muito capaz de acontecer.

A premissa inicial nada foge dos padrões comuns de filmes de terror; casa nova, família de mudança, um recomeço, porão assombrado, cachorro morto. Mas há um toque, talvez pelas belas atuações de Famiga ou da Lili Taylor (Carolyin Perron, a mãe da família), que absolutamente comove o público e levam a um grau de envolvimento maior que o usual. Em especial, a última citada que faz uma mãe e esposa dedicada passando pelo pior momento de sua vida vendo sua família ameaçada por algo que ela nem compreende, e se tornando alvo disso ela própria. A forma como ela soube expressar essa mãe tão frágil e forte ao mesmo tempo foi algo a se notar.

Se espera do filme um susto a cada segundo, irá se decepcionar, porque “Invocação do Mal” é bem mais do que isso. É construído em cima de relações familiares, não só dos Perron, mas dos próprios Warren que também têm seus problemas e precisam lidar com eles, sem deixar de lado sua profissão tão peculiar. Tentando conciliar essa vida de “caças-fantasma” e pai e mãe.

Mas também não se engane achando que não há medo no filme, porque há e muito! Existem várias e várias sequencias de abalar o maior dos crédulos, em especial uma que envolve uma inocente brincadeira de esconde-esconde que foi sensacional, e super simples, sem grandes monstruosidades, mas absolutamente DESESPERADORA na sua sutileza. O filme possui muitos momentos de medo sutil, e também chega ao terror escrachado, para aqueles que gostam de monstros bem explícitos, também não decepciona, porque ele tem sua quota. Mas pelo menos é em um contexto completamente cabível e um roteiro bastante bem construído.

É necessário enfatizar como James Wan sabe usar a câmera, ele tem um talento notório de te deixar aterrorizado, esperando que algo aconteça por qualquer ângulo, ou em qualquer lugar que a câmera alcance e não apenas necessariamente onde ela está focando em primeiro plano. Digno de nota!

Enfim, “Invocação do Mal” lhe proporcionará 112 minutos de constante vigilância e um grande prazer de assistir um excelente terror realmente apavorante, muito além dos sustos, porque definitivamente em 90% das cenas você fica apavorado, não só por um segundo quando finalmente aparece o que quer que seja, mas por todo o tempo que dura a cena. Com certeza, um filme que merece ser conferido no cinema!

                                                                                                                                      

Nota: 9/10

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: