Crítica – Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos

critica

Postado Por: Lara Gutierrez

O livro Cidade dos Ossos foi uma das minhas mais agradáveis surpresas desse ano, sem dúvida. Eu não esperava MESMO que fosse tão bom já estando acostumada com a qualidade mediana desses livros adolescentes populares da atualidade, mas esse realmente se superou. O filme, então, tornou-se para mim um dos lançamentos mais aguardados de 2013 (apesar do ator escolhido para viver o personagem masculino principal – Jace – tenha sido a pior escolha que eu já vi na vida).

Exceto por alguns defeitos (que devem ser considerados) que serão explorados durante a crítica, a adaptação tinha tudo para ser bastante satisfatória. E, de fato, não digo que não foi. Os personagens foram bem colocados, interpretados e a caracterização estava excelente. Principalmente a Lily Collins e o Robert Sheenan (Clary e Simon, respectivamente), foram maravilhosos em seus papéis. Fazendo, claro, parênteses para o Valentim que infelizmente ficou bem exagerado e diferente do descrito no livro, apesar do ator (Jonathan Rhys Meyers) ser muito bom, mas foi mal dirigido, infelizmente.

E, claro, o Jamie Campbell Bower como Jace que foi uma terrível escolha, apesar do coitado ter se esforçado (é notório como ele tenta fazer o olhar sexy do Jace, ou passar a mão no cabelo daquele jeito másculo). Mas infelizmente ele é fisicamente feminino, o que é COMPLETAMENTE distorcido da figura do personagem, completamente o oposto do descrito.

Mas mesmo com toda essa feminilidade do Jamie, as cenas de Jace e Clary ainda foram lindas demais, sinceramente, meu coração saltitou em arco-íris brilhantes quando eles se beijaram no jardim (*-*), foi EXATAMENTE igual ao livro! A relação deles ficou perfeita! Infelizmente teve que ter aquela bendita trilha sonora para estragar. Na verdade, a trilha sonora do filme inteiro é meio esquisita, parece que não encaixava muito bem com a cena. Mas para mim isso, apesar de completamente dispensável, também é irrelevante, pois não muda que a cena ficou linda.

Um dos pontos mais baixos do filme foi sem dúvida que mudaram muito a natureza das pretensões do Valentim. Se na obra original o que ele deseja é acabar com o acordo de paz que permite com que os Caçadores de Sombras e as criaturas do Submundo coexistam, criando através do Cálice um exército de Caçadores de Sombra para iniciar uma guerra exterminadora contra as criaturas, no filme ele deseja evocar demônios, e até chega a tomar sangue para poder aderir à natureza deles!

Isso vai completamente CONTRA qualquer coisa dita no livro, completamente fora de contexto e lógica! Fiquei triste de terem alterado tanto um dos maiores conflitos do livro. Mas enfim, apesar dessas faltas, o filme não ficou NADA ruim e realmente não entendi a reação tão negativa de alguns fãs, pode não ter sido uma obra prima, mas está perfeitamente aceitável.

Uma coisa posso garantir à todos vocês, esse filme foi bem mais fiel ao livro do que Harry Potter e a Ordem da Fênix – isso já é um consolo. Eu realmente espero que façam os próximos filmes, com certeza eles têm uma fã garantida no aguardo.

Uma coisa que se pode comprovar no filme é que as falas estão quase que literalmente colocadas na tela, e isso é muito emocionante. Não tem nada melhor quando você assiste uma adaptação e eles falam exatamente as falas como estão no livro e você pode assistir o que imaginou, o coração chega salta do peito.

Entre mortos e feridos, salvaram-se todos e o filme é bom, sim! Algumas mudanças aqui, algumas falhas ali, mas nada que deprecie a obra no geral. Vão assistir e tirem suas conclusões, nada de se deixarem levar pelo disse me disse da crítica (inclusive da minha, vocês tem que tirar a conclusão de vocês – por isso, ASSISTAM!).

P.S: Para mim o Magnus Bane tinha que ser mais gay. Só acho u.u

 Nota: 8/10

Anúncios

4 Respostas

  1. Tenho a impressão de que as críticas do Estante Nerd são sempre para pessoas que já tiveram algum contato com a obra (seja ela literária ou cinematográfica), o que me deixa desapontado.

    1. Sim, nós fazemos isso pois assim quem escrever tem embasamento para formar a opinião sobre o filme, o que pode ser bom ou ruim, já que algumas pessoas, como você, estão atrás de uma opinião de alguém que nunca leu nem teve contato. Mas preferimos não dar uma opinião preconceituosa ou ignorante sobre o assunto. No caso de adaptações é bom saber se ela está bem feita ou não.

      Claro que entendemos que é interessante também ter uma opinião imparcial sobre o filme, e tentamos o máximo possível trazer ela para nossos leitores, mas claro, somos amadores e nem sempre conseguimos ser completamente desapegados do nosso amor pelo livro. Tentamos sempre dar a nossa opinião franca e sem poupar elogios ou criticas sobre o filme, entendemos o seu lado e espero que entenda o nosso.

      E esperamos que continue ou comece a acompanhar o blog, escrevemos com carinho para todos.

  2. O filme foi bom e não foi ao mesmo tempo. Fatos importantes não foram passados no filme, como o Simon, que depois de tomar a bebida se transformava em um rato e o Raphael que não apareceu no Covio e o Jace que não pegou o pedaço do espelho do portal, entre outros…

  3. Concordo plenamente com relação ao Jamie, não é possível que não tenham achado um ator que fosse mais parecido fisicamente com o Jace. O Jamie tentava fazer uma pose de indiferença, como o Jace no livro, mas ele acabava parecendo inexpressivo em alguns momentos. Pelo menos, ele teve química com a Lily.
    Quando ao Valentim fazer experiências com sangue de demônios, isso realmente acontece nos livros, mas só é revelado no 3º (se eu não me engano).
    Outra atuação que não gostei muito foi da Jemima West. A Izzy é super sexy, e até engraçada, achei a personagem dela muito apagada no filme. Talvez a culpa nem seja toda da atriz, mas sim do roteiro.
    Enfim, achei uma boa resenha. Leia os outros livros o mais rápido possível *-*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: