Especial Harry Potter: Relíquias da Morte

Harry Potter and the Deathly Hallows Part Two 05

Postado por: Enrico Scafutto
E para encerrar o nosso especial Harry Potter, vamos falar do último capítulo da saga do bruxo mais famoso de todos os tempos, Harry Potter e as Relíquias da Morte.

Capa

harry-potter-and-the-deathly-harrows-high

Na capa podemos observar o centro de Hogwarts um pouco destruído, com Harry e Voldemort lutando. Também podemos observar várias pessoas ao redor do castelo.

Sobre a história

O último livro não poderia ter terminado de um jeito mais emocionante do que o jeito que J.K Rowling atribuiu a ele. Um final tenso, bonito, triste, e que com certeza foi feito com um carinho especial para os fãs da saga. E como a adaptação cinematográfica é dividida em duas partes, também vou dividir o especial assim.

Parte 1

Tudo começa quando Harry completa 17 anos. Os tios, com medo de serem pegos pelo mundo das trevas, deixam Harry sozinho. Mas não demora muito até a Ordem da Fênix aparecer e levar o garoto para a casa dos Weasley. E é a partir daí que a história já começa a ficar tensa.

Como isso não é uma tarefa fácil, já que Harry possui uma espécie de rastreador, que ao completar 17 anos, os bruxos das trevas tem acesso a saber o local aonde ele está, a Ordem da Fênix tem um plano: 6 pessoas (Rony, Hermione, Fred, Jorge, Fleur Delacour e Mundungo Fletcher) terão que tomar a poção polissuco com o objetivo de terem a aparência igual à de Harry, para que ninguém saiba quem é o Potter verdadeiro. E é nessa cena que temos as primeiras mortes do livro, que é a morte de Edwiges, a coruja de Harry, e a morte de Alastor Moody.

multiple-harry_1721438i

É claro que os problemas estão só começando. Fugas, brigas, duelos são alguns dos problemas que o trio principal terá que enfrentar pela frente. Infelizmente, essa é a parte mais parada tanto do livro, quanto do filme, pois grande parte dela se resume no trio viajando e escapando dos comensais.

Mas é nessa parte do livro/filme que também se explica o título da história. Quando Harry, Rony e Hermione vão para a casa de Xenofílio Lovegood perguntar a ele sobre um misterioso símbolo que Harry e Hermione tinham observado em vários lugares, Xenofílio explica à eles que este é o símbolo das Relíquias da Morte, e conta à eles sobre a origem delas utilizando o famoso conto “O Conto dos Três Irmãos”, que na verdade explica tudo sobre a história das Relíquias. A história conta que existem três Relíquias da Morte: A Varinha das Varinhas, A Pedra da Ressureição, e a Capa da Invisibilidade, que Harry já possui.

Ora, o último inimigo a ser aniquilado é a morte.

O principal foco desta parte está na cena em que o trio é raptado pelos comensais e é levado à mansão dos Malfoy, aonde estão reunidos alguns comensais juntos com, claro, a família Malfoy. Eles prendem o trio no porão da casa, junto com Luna Lovegood e o duende Grampo, que também foram raptados. Por “sorte”, Dobby aparece no porão pronto para ajudar eles a escaparem dali. “Sorte” entre aspas porque na hora da fuga, Bellatrix joga uma faca que acerta Dobby em cheio, o que causa a sua morte. Com certeza, a morte de Dobby foi uma das mortes mais tristes de toda a saga, fazendo muitas pessoas se emocionarem não só no livro, como no filme. A parte 1 se encerra com Voldemort indo ao túmulo de Dumbledore, e pega a Varinha das Varinhas.

Parte 2

Depois de pegar uma horcrux no banco Gringotes, o trio retorna à Hogwarts para destruir uma outra horcrux, e isso faz com que Voldemort desperte e inicie uma guerra, com o simples objetivo: A escola entrega Harry à ele, e caso contrário, ele e seus comensais da morte irão atacar Hogwarts.

E então se inicia uma grande guerra entre bruxos. Professores, alunos, e outras pessoas de Hogwarts se unem contra os terríveis aliados de Lord Voldemort e travam assim, uma batalha épica. Feitiços, explosões e mortes percorrem durante todo o castelo.

tumblr_mlfkloXIx51rk4zcfo1_500

Com a escola em guerra, resta ao trio que continuem encontrando e destruindo as horcruxes. A taça da Lufa Lufa é destruída por Hermione na Câmara Secreta, por um dente de basilisco (E é também nessa cena que temos um emocionante beijo entre Rony e Hermione, que talvez tenha sido o beijo mais aguardado da série. Infelizmente, essa cena só ocorreu no filme. No livro ela acontece de outra forma). E o diadema da Corvinal é destruído também pelo dente do basilisco dentro da Sala Precisa, que estava em chamas graças ao nosso querido amigo Draco Malfoy e seus dois amigos que tiveram a ideia de usar fogo maldito com o objetivo de matar Harry. É também nessa cena que temos a primeira impressão de que Draco não tem mais nada contra Harry, já que ele salvou sua vida.

tumblr_lqnq4frRi91qmziugo1_500

Talvez essa seja a cena que mais tenha chocado os fãs, que é a cena em que Snape morre e Harry pega uma de suas memórias. Nela está contida várias lembranças do passado de Snape, como a sua infância e a sua amizade com Lílian Potter. Podemos observar toda a história da vida de Snape, desde que ele era uma criança, até quando ele se tornou aquele professor mal-humorado que nós conhecemos. E é aí que descobrimos que Snape nunca foi mal. Ele era apaixonado pela mãe de Harry desde a infância e durante todo esse tempo a amou. Em uma cena, podemos observar uma conversa entre Dumbledore e Snape que se tornou praticamente uma frase icônica para a saga.

-Depois de todo esse tempo?

-Sempre – Respondeu Snape.

Harry também descobre, por meio destas lembranças, que ele terá que morrer para que Voldemort também morra. Ou seja, ele terá que se sacrificar, se quiser que a guerra toda acabe.

Antes de Harry se entregar na floresta proibida, temos um diálogo incrível e emocionante entre Harry, Rony e Hermione. Os dois amigos ficam sem reação, e Hermione dá um abraço em Harry, dizendo “Eu vou com você…”. Essa cena no filme representa o quão boa atriz é Emma Watson, que sempre trouxe uma Hermione corajosa, determinada e amiga.

Na chegada à floresta, antes de encarar Voldemort, Harry descobre que a mensagem contida no Pomo de Ouro que Dumbledore lhe deu de herança, na verdade continha uma das Relíquias da Morte, que é a Pedra da Ressureição.  Ao usá-la, Harry vê alguns de seus parentes e amigos que morreram, como seu pai, sua mãe, Sirius e Lupin. Ele confessa à eles que está com medo e que não sabe se vai conseguir encarar a morte. Então ele pede à eles que fiquem perto dele. Outra cena que foi muito bem escrita no livro e muito bem representada no filme.

Finalmente, chegando ao encontro, Voldemort lança um Avada Kedavra em Harry. O problema é que Harry não morre. Logo depois de ser atingido pelo feitiço, ele se vê na estação King’s Cross, que está em um cenário muito branco. Ele se encontra com Dumbledore, e este lhe explica que Harry, na verdade, era a horcrux que Voldemort nunca pretendia criar, e que agora ela fora destruída graças ao feitiço que Voldemort lançou em Harry na floresta. Esta também é outra cena que é um marco pra saga, pois possui uma das frases mais incríveis.

-Não tenha pena dos mortos, Harry. Tenha pena dos vivos. E acima de tudo, daqueles que vivem sem amor.

Depois de “acordar”, Harry se finge de morto para dar uma espécie de golpe surpresa em Voldemort. Quando o vilão mostra Harry “morto” à todos, Harry lança um feitiço sobre ele, e se dá início à batalha final. Os dois lutam durante todo o castelo, enquanto Rony e Hermione tentam matar Nagini, que é uma das horcruxes.

Uma acontecimento que eu achei surpreendente foi quando Neville matou a Nagini. Vocês se lembram daquele Neville dos filmes/livros anteriores? Pois é, esse mesmo Neville foi o Neville que conseguiu matar um dos seres mais malignos e aliados de Voldemort. Acho que é essa a mensagem que J.K Rowling quis deixar aberta relacionada à esse acontecimento: As pessoas estranhas e humilhadas podem um dia fazer algo muito importante. 

E então finalmente chega o momento mais esperado pelos fãs da saga. Harry e Voldemort têm um diálogo incrível, e que acaba revelando quem na verdade era o verdadeiro dono da Varinha das Varinhas. Partindo para o duelo final, Harry lança o feitiço Expelliarmus e Voldemort lança o seu famoso Avada Kedavra. Como na verdade a Varinha das Varinhas obedecia à Harry, já que ele tinha desarmado Draco na mansão dos Malfoy, Voldemort é finalmente derrotado e a guerra chega ao fim. Hogwarts entra em clima de alegria, aplausos percorrem toda a escola, e o mundo bruxo fica finalmente em paz.

tumblr_lpdqn9nycj1qzy7iuo1_500

Passando para o epílogo, que se passa 19 anos depois da batalha final, temos uma cena extremamente emocionante, capaz de fazer todos os fãs de Harry Potter chorarem. Nela, vemos Harry já crescido e casado com Gina, levando seus filhos para embarcarem no expresso de Hogwarts, em King’s Cross. Eles se encontram com Rony e Hermione casados também levando seus filhos para Hogwarts. Harry também encontra Draco, que lhe comprimenta com um aceno, o que indica que a rivalidade entre os dois ficou no passado.

Um dos filhos de Harry, Alvo Severo Potter, lhe fala que está com medo de ser da casa Sonserina. Harry diz que em seu primeiro ano também tinha esse mesmo problema.

-Alvo Severo Potter, você tem o nome de dois diretores de Hogwarts. Um deles era da Sonserina. E ele foi o homem mais corajoso que já conheci.

-Mas você diz que…

-Que a casa de Sonserina ganhará um grande bruxo. Mas escute, se significa tanto, pode escolher ir pra Grifinória. O Chapéu Seletor levará sua escolha em conta.

-Sério?

-Sério.

Os dois se despedem com um carinhoso abraço, e no filme a câmera foca no trio se despedindo dos filhos. A cena do epílogo no filme é toda ao fundo de Leaving Hogwarts, que foi a trilha sonora utilizada no final do primeiro filme, quando Harry se despede de Hagrid.

harry-potter-epilogue

A cicatriz não incomodara Harry nos últimos dezenove anos. Tudo estava bem.

E é isso. Chegamos ao fim do especial. E tudo o que eu tenho a dizer é: Obrigado J.K Rowling. Obrigado por mudar a minha vida com essa saga tão maravilhosa que você criou. Graças a você é que eu faço parte desse blog, graças a você é que eu fiz amigos incríveis. Muito obrigado mesmo, por todas as coisas que você proporcionou a mim e a todos os potterheads do mundo.

a-harry-potter-6

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: