Especial Harry Potter: Câmara Secreta

hp2final@2x

Gota de Limão

Sherbet-lemon-lrgEssa é a senha para abrir a passagem secreta que leva as pessoas a fascinante sala de Dumbledore, e é com isso que eu abro o texto de um dos livros mais mágicos já escrito, Harry Potter e a Camara Secreta é o livro e filme ( junto ao primeiro e terceiro) que se foca em montar o mundo bruxo, inúmeros artefatos mencionados só para fazer você se sinta em um beco escondido ou dentro de um internato, que em outras obras sempre parecem coisas bem desgradaveis e ainda assim dar vontade de estar lá, esse mundo criado por J. K. Rowling esta muito vivo na continuação e um doce tão “comum” como gota de limão consegue mostrar a quantidade de magica que hogwarts tem, e se você quiser abrir outras portas você pode usar Alohomora 😉

Capas

Vamos começar pelo começo (senhor obvio atacando novamente) que são as capas! Harry Potter e a Camara Secreta obviamente tem varias capas ao redor do mundo, logo escolhi as principais para analisar. A primeira é a Americana (que também é usada no Brasil) desenhada por Mary Grandepe.3717 A capa mostra a cena em que Harry, Rony e Gina saem da câmara secreta, no livro eles saem com Gilderoy que provavelmente esta se segurando em Gina. da para perceber que o visual escolhido para representar a câmara é bem diferente da descrição do livro e ainda mais da descrição do filme, podemos ver que tem muitas cobras esculpidas nas pilastras e nas tochas alem de claro a pele de serpente, a também um gato que provavelmente é a Madame Norrra petrificada e obviamente temos a fênix Fawkes. essa é uma das capas favoritas dos fãs brasileiros por ter sido a única disponível aqui por 13 anos.

cos-uk-kids-jacket-art

A Capa Britânica Infantil de A Câmara Secreta é o momento que Harry e Rony vão para Hogwarts dirigindo o Ford Anglia voador, lá em baixo em terra firme está o Hogwarts Express, Hedwiges não parece esta tão tranquila quanto Harry e Rony.

cos-uk-adult-jacket-art

a capa Britânica adulta mostra a entrada da câmara secreta, que é nada mais nada menos que duas cobras símbolo de Salazar Sonserina o criador da câmara e fundador da casa menos simpática de Hogwarts. da para notar que os olhos das cobras são pedras preciosas.

Sem Título-1

O LIVRO/ O FILME

O filme e também o livro adiciona mais elementos mitológicos a serie, a câmara secreta que da o nome ao livro já é um claro exemplo disso, alem de começar a mostrar que Voldemort já tinha muitos anos antes de se tornar o “Lorde das Trevas” preparado formas de “viver para sempre”, aqui vemos a primeira Horcrux criada por Voldemort que é nada mais que um simples diário, e descobrimos que seu nome é um anagrama a Tom Riddle.

TOM MARVOLO RIDDLE

I AM LORD VOLDEMORT

Outro personagem que conhecemos é Lucius Malfoy, pai de Draco e antigo seguidor de Voldemort que ainda tenta fazer seu “mestre” retornar e até mesmo vemos sua influencia no ministério que é um tema que volta a tona no quinto livro. Somos apresentados a o Sr. Weasley que demostra ser apaixonado por coisas trouxas. Temos um tipo de visita a uma penseira pela primeira vez, nunca foi explicado bem, mas o momento em que Harry entrou no diário de Riddle é praticamente o mesmo efeito produzido pela penseira, e considerando que ele está explorando uma memória de Tom da para considerar que a penseira é um diário do mundo magico, não? O Salgueiro lutador é outro ser (? preciso consultar o mil ervas e fungos mágicos para ter certeza rs) que faz sua primeira aparição aqui só para ter um papel maior na sequência (Prisioneiro de Azkaban).

É bom notar que o filme é tão fiel que praticamente tudo que eu citei acima continuou igual, isso ajudou bastante no desenvolvimento da saga como um todo ja que filmes que deveriam aprofundar os temas apresentados aqui (Ordem da Fenix e Enigma do Principe) meio que falharam em dar uma boa continuidade a trama, para se ter uma ideia do nível de detalhes que vão reaparecer nos outros livros/filmes temos: Loja Borgins e Burkes que alem de voltar no sexto também é a loja que vende o Colar de Opala que Katie Bell queria dar pra Dumbledore! e também tem o armário sumidouro, é claro! E tudo isso aparece em um único capitulo!

Captura de Tela 2013-07-22 às 04.26.41

J. K. Rowling usou varias metáforas no livro ao mostrar que por mais “magico” que seja o mundo bruxo, ele ainda é antiquado e obscuro. Aqui ela começa a lidar com temas como escravidão e preconceito, temos Dobby, um elfo domestico que é maltratado de forma desumana, o personagem mal consegue acreditar quando é simplesmente convidado a se sentar. Hermione é a principal representação do preconceito nessa obra. “Sangue Ruim” é como Draco se refere a ela (o que leva Rony a acabar vomitando lesmas) e o Basilisco de Salazar Sonserina não é muito fã de sangues ruins. O mais incrível é depois ter descoberto que Vocês-Sabem-Quem não é sangue puro! e no quarto e sexto livro conhecemos tão bem esse mundo hipócrita que é o dos “sangue puros” que se torna risível certas coisas que ocorrem no segundo que se mostra um livro/filme tão ingênuo e sutil ao retratar esses temas.

A Historia contem passagens de tirar o fôlego como a cena de Aragogue, a aranha gigante e a luta de Harry contra o Basilisco. Rowling consegue passar um ar de urgência durante todo o livro (e que por sorte (ou seria competência) conseguiu se repetir no filme) vemos como nem a própria Hogwarts está segura quando ela parece pronta para fechar após a demissão de Dumbledore. A escrita é uma das melhores que você poderá encontrar num filme destinado a crianças, a linguagem é boa e não infantiliza nada ao mesmo tempo que não é madura. E para terminar esse texto preciso dar um aviso a todos vocês:

A CÂMARA SECRETA FOI ABERTA! INIMIGOS DO HERDEIRO CUIDADO!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: