Especial Harry Potter: Pedra Filosofal

Sem Título-t1-Recuperado

Postado por: João Carlos

Pra começar o nosso especial, eu vou falar do primeiro volume da série: Harry Potter e a Pedra filosofal. livro do qual eu tenho um certo carinho, e que mesmo não sendo meu preferido, tem alguns dos momentos mais marcantes para mim.

Aqui, nós somos introduzidos ao universo de J.K. Rowling. Conhecemos personagens memoráveis, e logo no inicio já somos pegos com várias perguntas, que só são respondidas mais tarde, no decorrer da série.

“Ele vai ser famoso, uma lenda. Eu não me surpreenderia se o dia de hoje ficasse conhecido no futuro como do dia de Harry Potter. Vão escrever livros sobre Harry. Todas as crianças do nosso mundo vão conhecer o nome dele!”

Uma curiosidade, é que o livro não foi bem recebido inicialmente e enfrentou dificuldades antes de conseguir chegar as livrarias. Rowling trabalhou nele durante 6 anos, e mesmo depois de concluí-lo, não foi nada fácil fazer com que ele fosse publicado. ‘Pedra filosofal’ foi rejeitado por mais de 10 editoras e demorou um ano até que alguém demonstrasse interesse.

Foi a Bloomsbury que decidiu apostar na história, publicando o livro em 1997. E tudo graças à filha de oito anos do editor, que depois de ler o manuscrito, implorou para que o pai o publicasse. 
Não demorou muito para que o livro fizesse sucesso e, em 2001, Pedra filosofal ganhava sua adaptação para o cinema.

Logo a história do pequeno bruxo ganhou fãs espalhados por todo mundo, e a série veio a se tornar um dos maiores fenômenos literários e cinematográficos da história. Quebrando recordes  e sendo lembrada pelos fãs até hoje.
img-thing

O Menino que Sobreviveu

A história tem inicio na Rua dos Alfeneiros, um pequeno lugar na Inglaterra, onde ser normal era a melhor das virtudes.  Um garotinho, com uma curiosa cicatriz em forma de raio na testa, era deixado na porta do número 4 por um misterioso homem. Ali, ele seria obrigado a crescer longe do mundo ao qual pertencia. Até que chegasse aos 11 anos, onde sua vida com certeza mudaria.

the-boy-who-lived

Esse garotinho era Harry, que depois de se tornar órfão, foi levado para a única família que havia lhe restado, seus tios.
Apesar da tragédia de ter perdido os pais ainda bebê, ele nunca foi tratado de maneira especial. Pelo contrário. Logo no inicio da história, Rowling já nos mostra as crueldades e os maus tratos que Harry sofria, e vemos que a vida dele nunca foi fácil.

Durante toda a infância ele foi atormentado pelo primo, e tratado como um estorvo pelos tios. Era obrigado a morar em um pequeno armário de baixo da escada, e sempre que algo ruim acontecia ele era o culpado.

moldura-dourada

No filme os Dursley são interpretados por Richard Griffiths (Tio Valter), Harry Melling (Duda) e Fiona Shaw (Tia Petúnia). E não podia se pedir atores melhores.
Os três conseguiram transmitir as estranhezas dos Dursley tão bem, que logo nos primeiros minutos do filme você já sente raiva da família. É impossível gostar de Duda com a cena que ele confere os presentes que havia ganhado, ou de Valter, e seu olhar de satisfação ao queimar as cartas que chegavam pra Harry.
O ator Richard Griffiths, aliás, gostou tanto de fazer Valter, que até chegou sugerir algumas cenas para J.K, que infelizmente teve que recusar as ideias.

Quando completou 11 anos, Harry recebeu a visita de Hagrid, um gigante que mudaria sua vida para sempre.

Hagrid revela a Harry que ele é um bruxo, assim como seus pais foram, e que ele estava sendo convidado para ingressar em Hogwarts, a melhor escola de Magia e Bruxaria do mundo.

you're a wizard

Harry também descobre que seus pais foram mortos por um bruxo chamado Voldemort, e que sua cicatriz em forma de raio está diretamente ligada ao desaparecimento dele.

Apesar de mostrarem resistência no inicio, os Dursley acabaram concordando em deixar Harry partir.  (O presente que Hagrid deixou para Duda também foi um grande incentivo para eles tomarem essa decisão).

No dia seguinte, Harry tem seu primeiro contato com o mundo da magia no Beco Diagonal, e assim como ele, ficamos todos admirados com os detalhes e coisas que lá havia. Mas é no Sr. Olivaras que ele tem uma das experiências mais memoráveis, e talvez uma das mais importantes de toda a série.
Após  experimentar várias varinhas, Harry é escolhido por uma que, coincidentemente, é irmã daquela que lhe causou a cicatriz.
Curioso com tal fato, o Sr. Olivaras diz algo que, no decorrer dos anos, nós vemos que ele não poderia estar mais certo.

“Acho que podemos esperar grandes feitos do senhorSrPotter…”

Depois de ter comprado o material, e sofrido mais um mês nas mãos Dursley, Harry finalmente parte para a escola a bordo do Expresso de Hogwarts. Ali ele conhece Ron e Hermione, duas pessoas que, mais tarde, se tornariam seus melhores amigos, e que juntos, passariam os próximos anos se metendo em problemas e fazendo de tudo um pelo outro.

trio

Em Hogwarts, os alunos são divididos em quatro casas: (Grifinória, Corvinal, Sonserina e Lufa-Lufa), e assim que chega, Harry tem que passar pela seleção para descobrir a qual delas ele pertence.  Apesar de não saber muito sobre cada uma, ele tem certeza de pelo menos uma coisa:”SONSERINA NÃO!

Mesmo depois questionado pelo chapéu seletor, que garante que ele se daria bem lá, Harry se mantém com esse pensamento e é colocado na Grifinória.

É legal ver que toda a atmosfera do livro consegue ser transmitida no filme, e o trabalho que fizeram nos castelo é surpreende. Única coisa que talvez tenha feito falta foi Pirraça, que infelizmente foi cortado dos filmes.

Já designado a sua casa, ele não demora muito pra se acostumar com a rotina da escola, e ao acompanhá-lo em suas aulas começamos a conhecer alguns personagens vitais para o desenrolar da história.imagemggimagem

Com o tempo, também vemos a amizade do trio se desenvolver. Principalmente a relação entre Rony e Hermione, que desde o inicio não se davam muito bem e que viviam implicando um com o outro.

Mas quando Hermione é atacada por um Trasgo, que ninguém sabe como entrou na escola, e depois é salva por Harry e Ron, isso muda. E os três passam a ser inseparáveis desde então.

Há coisas que não se pode fazer junto sem acabar gostando um do outro, e derrubar um trasgo montanhês de quase quatro metros de altura é uma dessas coisas

Também não demorou muito para Harry conseguir atenção dos professores, e quando Minerva descobre o seu talento natural na vassoura, acaba o incluindo no time de Quadribol da Grifinória. Fazendo dele  “O mais jovem apanhador do século”. Mais tarde descobrimos que o pai de Harry jogava nessa mesmo posição (se prestar bastante atenção  no filme durante essa cena , você pode ver um troféu concedido a um personagem extremamente importante da série)

A partida de quadribol entre Grifinória e Sonserina, por sinal, é impressionante.  E por um momento, quase nos faz acreditar que o jogo realmente existe. Durante essa partida Harry quase cai de sua vassoura, por causa de um suposto feitiço lançado por Snape, mas com a ajuda de Hermione o feitiço é interrompido e ele consegue enfim agarrar o pomo de ouro(de uma forma nada convencional) e trazer a vitória para a Grifinória.

A cena em que Harry encontra o espelho de Ojesed também merece destaque. Ela é, pra mim, uma das cenas mais tocantes de toda a série. Você consegue sentir o misto de felicidade e tristeza dentro de Harry, quando ele vê a imagem de seus pais refletida no velho espelho empoeirado.

Ele não entendia o que aquilo significava, mas sempre que podia, escapava do seu dormitório e ia para a sala do espelho.

tumblr_inline_mpl08eZMmS1qz4rgp

Em uma das visitas,  ele acaba encontrando Dumbledore.  Este, explica a Harry que o Espelho de Ojesed reflete nossos desejos mais íntimos, e por isso ele consegue ver sua família. Dumbledore também pede para Harry não procurar mais o espelho, que depois daquele dia, seria transferido de sala.

Na reta final da história, descobrimos que Voldemort não está morto, e sim  fraco.  E sabemos que ele esta atrás da Pedra filosofal, objeto que produz elixir da vida.

Harry, Rony e Hermione suspeitam que Snape esteja trabalhando para ele, e vão em busca da pedra para tentar impedi-lo de pega-lá, mas percebessem que ele já se adiantou.
Nisso eles passam por várias tarefas que acabam pondo em prova cada um deles.

pf-hq_(8)

Hermione, com sua lógica ajuda os meninos a saírem do visgo do diabo, e a solucionar o enigma das poções. Harry tem que voar no meio de várias chaves aladas para encontrar a certa e eles poderem chegar a próxima sala.E Rony se sacrifica no Xadrez de bruxo para que Harry possa seguir em frente e deter Snape. A cena do Xadrez, aliás, é como o próprio Dumbledore descreve: “A melhor partida de xadrez que Hogwarts já viu…”

Sozinho, Harry tenta encontrar a pedra, e ao chegar na última sala não é Snape que ele encontra, e sim Quirrell. Ele também vê que o Espelho de Ojesed esta ali. Quirrell revela que foi ele que tinha tentado derrubar Harry da vassoura durante o jogo de Quadribol, Assim como também foi ele quem permitiu que o Trasgo entrasse no castelo. E a pior da revelações, Voldemort vivia atrás do turbante do professor, feito um parasita(Um dos momentos mais bizarros da série).

Harry percebe que eles não estão com a pedra, e ao olhar pro espelho ele vê que ela esta em seu bolso(??) Ao perceber isso, Quirrell tenta arranca-lá dele, mas ao tocá-lo, sua pele começa a queimar.

hpdrawing42
A proteção de Lilían defende Harry mais uma vez! Assim como fez quando ele ainda era bebê. E o antigo professor de Defesa contra as artes das Trevas virá pó. Voldemort no entanto “consegue escapar”.

Após o confronto Harry desmaia, e quando acorda já esta na Ala hospitalar de Hogwarts. Lá ele encontra Dumbledore mais uma vez, que explica tudo que aconteceu, por que Quirrell não aguentou seu toque e como a pedra foi parar em seu bolso. (Aparentemente só conseguiria pega-lá quem não tivesse a intenção de usá-lá pra si.)

Quando estava pronto pra ir embora, Hagrid dá um presente para Harry que, mesmo que sendo algo tão simples, significou muito para ele. Agora quando Harry quisesse ver os pais, não precisaria de um espelho mágico pra isso.

Ao embarcar no Expresso de Hogwarts, Harry não deu muita importância por estar voltando para os Dursley, pois ele sabia que no próximo ano voltaria para escola e sabia que voltaria a ver Ron e Hermione.
Mas acima de tudo, ele sabia que tinha enfim encontrado um lar, e que ALI era sua verdadeira casa.

tumblr_lkwu2hWIvQ1qdpla0o1_500

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: