Resenha – Millennium: Os Homens Que Não Amavam As Mulheres – Livro 1

homens-que-nao-amavam-as-mulheresTítulo: Os Homens Que Não Amavam As Mulheres
Título Original: Män som hatar kvinnor
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2011
Páginas:  528
Sinopse:Primeiro volume de trilogia cult de mistério que se tornou fenômeno mundial de vendas, Os homens que não amavam as mulheres traz uma dupla irresistível de protagonistas-detetives: o jornalista Mikael Blomkvist e a genial e perturbada hacker Lisbeth Salander. Juntos eles desvelam uma trama verdadeiramente escabrosa envolvendo a elite sueca.
Os homens que não amavam as mulheres é um enigma a portas fechadas – passa-se na circunvizinhança de uma ilha. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o veelho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada – o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada. E que um Vanger a matou.
Quase quarenta anos depois o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, preocupa-se com a crise de credibilidade que atinge sua revista, a Millennium. Henrik lhe oferece proteção para a Millennium e provas contra Wennerström, se o jornalista consentir em investigar o assassinato de Harriet. Mikael descobre que suas inquirições não são bem-vindas pela família Vanger. E que muitos querem vê-lo pelas costas. De preferência, morto. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados – de preferência, os mais sórdidos -, ele logo percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet. E segue até muito depois…. até um momento presente, desconfortavelmente presente

Postado por: Lisbetto

“Um jornalista, uma hacker e um velho rico. Uma garota desaparecida. Um mistério. Uma obsessão. Um crime?”

Comprei este livro na promoção, a trilogia, mas não esperava tanto dele para falar á verdade. Eu vi o trailer do filme e fiquei meio intrigado, só. Quando o livro chegou minha primeira decepção foi que era a versão econômica, eu sinceramente preciso ter livros com abas, mas enfim.Quando eu comecei a ler não entendia muito bem, são tantos nomes suecos e tantas pessoas na família Vanger que a gente se confunde. Mas depois de um tempo que você fica por dentro da história, não consegue parar de ler, se não colocar o livro bem distante o devora sem perceber, e não estou exagerando. E esse livro é daqueles que faz virar um filme em sua mente sabe? Ele também te passa sentimentos que é difícil sentir. Sabe o que é você sentir ódio, pena ou simplesmente ficar feliz pelo personagem? Pois então, é assim com ‘Os Homens que Não Amavam as Mulheres’. Tinha hora que eu queria atacar o livro no chão, queimar, pra ver se o mal  acabava, Stieg Larsson trata muito delicadamente no assunto de estupro contra as mulheres, o que eu achei muito legal.Há dois personagens principais, vamos assim dizer, a considerada por Deus e todo mundo, louca, Lisbeth Salander, e o jornalista Mikael Blomkvist. Eles têm sua história contada separadamente, até certo ponto quando finalmente se encontram, eles tentam desvendar um caso que nem detetives particulares conseguiram. O modo como Stieg Larsson fez a narração foi ótimo, o enredo então, nem se fala. Os personagens vão se encontrando de tal maneira, simplesmente incrível, e se tornam intrigantes á cada página.

O nome original do livro é “Män som hatar kvinnor” que significa “Os Homens que Odeiam as Mulheres” então não sei porque raios não ficou este nome em inglês. A capa eu não achei bonita, mas também não achei feia, fico entre o meio-termo.

Nota: 9/10

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: